sábado, 23 de abril de 2011

THE MIST - Belo horizonte / MG

Saudações pessoal! 

Neste post faço mais uma homenagem para mais uma grande banda de Belo Horizonte! 
Eu tive a oportunidade de conferir vários shows da banda e confesso que os caras eram foda, infelizmente a banda não existe mais, o deixou todo o seu legado e que serve de escola para quem está começando a curtir heavy metal.

Espero que gostem!!!

A pré-história



Tudo começou com a antiga banda Mayhem(BR), uma das dezenas de bandas deThrash Metal que disputavam um espaço na diversificada cena de Belo Horizonte. O Mayhem lançou apenas uma demo com duas músicas( Brain Mutilation Wardeath e Insane Minds), esta demo, intitulada Adrenalin, de março de 1986.O Mayhem teve certa notoriedade quando teve suas duas músicas inclusas na coletânea Warfare Noise II , promovida pela Cogumelo Records.O line-up da banda, que chegou a gravar era :


  • Gentil - Vocal
  • Beto - Guitarras
  • Reinaldo "Cavalão" - Guitarra (R.I.P.)
  • Renato "Pururuca" - Baixo
  • Cristiano "Balão" - Bateria
Com o fim do Mayhem, alguns dos membros da banda se uniram e formaram o The MisT.



Phantasmagoria

O The MisT foi formado pelos músicos Vladimir Korg(voz), Christiano Salles(bateria), Reinaldo "Cavalão"(R.I.P) e Roberto Lima (Guitarras) e Marcelo Diaz(baixo), nos idos de 1988. Com esta formaçao, lançaram seu primeiro disco, pela gravadora Cogumelo Records, em 1989.
"Phantasmagoria" é um disco que se encaixa perfeitamente à aquela época, em que o gêrero mais aclamado em Belo Horizonte era o Thrash Metal e o Death Metal, com expoentes renomados, como ChakalSarcófagoSepulturaOverdoseHolocausto e o próprio The Mist, que passou a ficar conhecido na região. O Disco continha faixas bem pesadas, porém nao ao estilo extremo como o de outras bandas. Mesmo um pouco crú, e com alguma falta de experiencia dos músicos, com certeza um excelente disco, muito comentado na época. As letras , escritas por "Korg", eram extremamente politizadas, fato que caracterizou eternamente o som da banda. "Korg" possuia um total domínio sobre os temas sociais e políticos. As letras possuiam também um certo cunho depressivo, destrutivo, fazendo constantemente críticas à sociedade e seus dogmas (característica marcante de Korg, que moldava suas composições sob estes aspectos desde a época do Chakal).
Com isto, o The Mist passa a ser reconhecido, no entanto, o Guitarrista Reinaldo, conhecido como "Cavalão", se retira da banda e monta o "Gothic Vox". Posteriormente "Cavalão" falece .O guitarrista Roberto também se retira do The Mist.

The Hangman Tree

O segundo disco é lançado, em 1991. Com a saída dos guitarristas originais, o substituto encontrado é nada menos que Jairo Guedez, ex-Sepultura. Trata-se do extraordinário "THE HANGMAN TREE", considerado por muitos o melhor disco de Thrash Metal do Brasil. Um disco conceitual, que contava a história de uma pessoas que estava prestes a ser enforcada. Foi um dos primeiros a ser lançado em CD .
A banda estava no auge, lotava clubes em todas as partes em que ia tocar.Desta vez, o som já nao era tão inibido. Todos os músicos se sobressairam neste disco, com para Marcelo Diaz com uma criatividade fenomenal, e Christiano , que espancava a bateria. O vocal de Korg estava mais rouco e sombrio que nunca. Korg conseguiu aliar seus vocais agressivos às letras destrutivas. O interessante do disco é justamente a forma com que as melodias foram mescladas as letras.Existe um equilíbrio perfeito entre a melodia e a letra.
O lado Lírico do disco é marcado por letras depressivas e destrutivas, acompanhadas por uma fúria enlouquecedora. "Hell Where Angels Live...My Life is an Eternal Dark Room" é um exemplo claro. Mais uma vez, o vocalista "Korg" se mostra um compositor louvável. Os músicos da banda seguem a linha de riffs rápidos e violentos, uma bateria veloz e um baixo potente. Ouvir o The Hangman Tree é uma experiência única. Eu diria se tratar da perfeição máxima do que pode ser chamado de Thrash Metal. A violência sonora unida a letras destrutivas.


Ashes To Ashes

Após a explosão do disco The Hangman Tree , é anunciada a saída do vocalista Vladimir Korg. A banda se prepara para lançar o terciro disco, desta vez, com um lado industrial. O sucesso da banda se mantém, embora, da primeira vez, é difícil assimilar o som do novo disco, lançado em 1993,intitulado "Ashes to ashes...dust to dust".

Como já dito, neste disco nota-se uma forte infuencia de metal Industrial, com passagens eletyronicas, sintetizadores, etc....Sem os vocais de Korg, percebe-se grande diferença. O vocalista do disco era Marcelo Diaz, o baixista de sempre. Marcelo usou muitos efeitos na voz, e ao que parece, gravou com sobreposições de voz. Ashes to Ashes,Dust to Dust mantém o Thrash que consagrou o The Mist em músicas como "Cross Child", "Blind", entre outras, mas em algumas músicas a influência do industrial aparece com clareza, como no caso de "Disaster", e da fantástica "99 Dead(Wonderland)".
Sem dúvidas, um disco amado e odiado pelos fãs, mas, tecnicamente falando, trata-se de um disco excelente.Ainda podemos ouvir a bateria sendo espancada. O The MisT continua sendo o mesmo, apesar das drásticas mudanças.


Gottverlassen

Este era o título do último disco do The Mist, lançado em 1995. Gottverlassen (alemão), traduzindo para português: Esquecidos Por Deus.
Logo na capa, percebe-se a diferença entre o novo e o velho The MisT. O logotipo já nao é o mesmo de antes, a capa demonstra raiva, e maturidade de uma banda já consagrada.
Desta vez, o industrial é mantido, mas com muito mais maturidade. Nao chega a ser experimental como o anterior, mas extremamente curioso.Os elementos Thrash aparecem mais no disco. Um dos atributos positivos deste disco é a produção exemplar. O disco foi muito bem produzido, a qualidade nas músicas reflete isto com clareza. Do ponto de vista da produçao,é o melhor ; mas no decorrer do disco muitos elementos se diferem das características adotadas pela banda nos discos anteriores, embora os elementos Thrash Metal tenham sido utilizados, como riffs e bateria velozes. Gottverlassen é um disco extremamente curioso. Quanto a formaçao, Mantiveram-se Christiano (bateria) e Jairo(guitarra). O vocal ficou com Cassiano Gobbet, assim como o baixo. Já na turnê, o guitarrista Fabio Andrey foi convidado.

O fim da banda ocorreu algum tempo depois do lançamento de Gottverlassen, por volta do ano de 1997, sem um motivo aparente...deixando uma legião de fãns desolados.

DISCOGRAFIA

1989 - Phantasmagoria (LP)
1991 - The Hangman Tree (LP) (CD)
1993 - Ashes to Ashes…Dust to Dust(CD)
1995 - Gottverlassen(CD)

3 comentários:

  1. Pena que os links para download não funcionam mais.
    Tenho apenas "the hangman tree". Até hoje não ouvi os demais álbuns.

    ResponderExcluir
  2. Hey na verdade tiveram uma primeira demo com 1 som intitulado Morti Moriturius...que por sinal muito foda..grande Mayhem..pena o reinaldo ter falecido..era brother

    ResponderExcluir
  3. faltou a fonte... www.freewebs.com/themistbr

    ResponderExcluir